Titulo
Artes
Visuais e Literatura No Ensino Especial.
- Apresentação sucinta do tema e das disciplinas
escolhidas para tratá-lo;
O presente
projeto visa trabalhar o ensino de artes visuais nas técnicas de desenho e
pintura e literatura em alunos com necessidades auditivas do ensino especial da
sala de recursos multifuncionais da escola Municipal Guttemberg Modesto da
Costa. Tal trabalho se justifica em trabalhar o ensino de artes visuais e
literatura a esse público específico de alunos.
- Motivação:
A
necessidade em trabalhar o ensino de artes visuais como método de mediação de
conflitos e dificuldades de aprendizagem a alunos com necessidades auditivas, é
visto como um ponto estratégico no que se refere à inserção dos mesmos a
convivência comunitária, cultural e artística em sala de aula, haja vista,
trabalhar a socialização dos mesmos, no que acredito que possa ser chamado de
ações interdisciplinares de ensino.
É notório que trabalhar a disciplina de
artes visuais na educação especial, é desenvolver medidas que vai além do
simples fazer profissional, é contribuir no processo educacional em arte
visuais, dinamizando problemáticas voltadas a esta especificidade educacional,
obtendo estáticas e informações que objetivamente intervirão no ensino
aprendizagem desses alunos.
- Objetivo:
Este
projeto trabalhará de forma a conhecer as possíveis contribuições do ensino de
artes visuais e literatura a alunos com necessidades auditivas inseridos na
escola Guttemberg Modesto da Costa, como também destacar as dificuldades,
conquistas e avanços nesse processo educacional de educação na referida escola,
com o objetivo de intervir como ferramenta de dinamização entre alunos,
professores, escolas, estudantes, acadêmicos, como intensificar os possíveis
benefícios de artes visuais nesse contexto especial de educação.
O objetivo Geral do trabalho visa
identificar a importância interdisciplinar entre o ensino de artes visuais e
literatura e as possíveis contribuições das técnicas de desenho e pintura,
contação de história através de figuras, trabalhando dessa maneira na
ação-prática dos mesmos, considerando suas necessidades de adaptação frente às
atividades apresentadas.
- Público alvo: a quem ele se dirige? O que ele
pode representar para essas pessoas?
O presente
trabalho busca evidenciar a disciplina de artes visuais e literatura como
recurso de desenvolvimento educacional a alunos com necessidades auditivas da
escola municipal Guttemberg Modesto da Costa, é uma ação pedagógica que
trabalha a complexidade de educar tais alunos. Nesse processo especial de
ensino, as diferentes formas, ações e meios, visam estabelecer condicionantes
necessárias ao desenvolver habilidades práticas em artes visuais na qual esteja
envolvido o público especifico desses alunos, os professores, bem como o
ambiente escolar.
- Metodologia:
·
-Envolver o ensino de artes
visuais e literatura trabalhando tais recursos pedagógicos como meio de
atividades em que estes participem.
·
- Identificar os possíveis
avanços no desenvolvimento dos alunos, comparando as especificidades dos
mesmos.
·
- Descrever as técnicas de
desenho e pintura, como criação e contação de histórias através de figuras
desenvolvidas pelos alunos.
·
- Analisar as práticas desenvolvidas
na pratica, analisando a capacidades dos alunos
envolvidos.
- Instrumentos, materiais e técnicas a serem
utilizados;
Irei utilizar os seguintes materiais: Papel
cartão, lápis, pincéis, tintas guache, borracha, papel a4 e massinha de modelar
e livros de literatura brasileira, destacando contos regionais como boto cor-de-rosa,
mapinguari, caboquinho da mata, dentre outros que fazem parte da nossa cultura.
A
técnica a ser utilizada será o desenho e a pintura.
Os alunos farão imagens do cotidiano, ou seja,
se expressaram através de desenho e pintura.
Dessa forma, estarei fazendo com que os alunos
venham interagir, de forma objetiva na participação da produção em arte,
desenvolvendo as habilidades e competências em que estão inseridos os mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário