segunda-feira, 18 de junho de 2012

Artes e literatura no ensino especial!


     Titulo

      Artes Visuais e Literatura No Ensino Especial.

  1. Apresentação sucinta do tema e das disciplinas escolhidas para tratá-lo;
   O presente projeto visa trabalhar o ensino de artes visuais nas técnicas de desenho e pintura e literatura em alunos com necessidades auditivas do ensino especial da sala de recursos multifuncionais da escola Municipal Guttemberg Modesto da Costa. Tal trabalho se justifica em trabalhar o ensino de artes visuais e literatura a esse público específico de alunos.



  1. Motivação:
   A necessidade em trabalhar o ensino de artes visuais como método de mediação de conflitos e dificuldades de aprendizagem a alunos com necessidades auditivas, é visto como um ponto estratégico no que se refere à inserção dos mesmos a convivência comunitária, cultural e artística em sala de aula, haja vista, trabalhar a socialização dos mesmos, no que acredito que possa ser chamado de ações interdisciplinares de ensino.
   É notório que trabalhar a disciplina de artes visuais na educação especial, é desenvolver medidas que vai além do simples fazer profissional, é contribuir no processo educacional em arte visuais, dinamizando problemáticas voltadas a esta especificidade educacional, obtendo estáticas e informações que objetivamente intervirão no ensino aprendizagem desses alunos.
  1. Objetivo:  
Este projeto trabalhará de forma a conhecer as possíveis contribuições do ensino de artes visuais e literatura a alunos com necessidades auditivas inseridos na escola Guttemberg Modesto da Costa, como também destacar as dificuldades, conquistas e avanços nesse processo educacional de educação na referida escola, com o objetivo de intervir como ferramenta de dinamização entre alunos, professores, escolas, estudantes, acadêmicos, como intensificar os possíveis benefícios de artes visuais nesse contexto especial de educação.
O objetivo Geral do trabalho visa identificar a importância interdisciplinar entre o ensino de artes visuais e literatura e as possíveis contribuições das técnicas de desenho e pintura, contação de história através de figuras, trabalhando dessa maneira na ação-prática dos mesmos, considerando suas necessidades de adaptação frente às atividades apresentadas.

  1. Público alvo: a quem ele se dirige? O que ele pode representar para essas pessoas?
   O presente trabalho busca evidenciar a disciplina de artes visuais e literatura como recurso de desenvolvimento educacional a alunos com necessidades auditivas da escola municipal Guttemberg Modesto da Costa, é uma ação pedagógica que trabalha a complexidade de educar tais alunos. Nesse processo especial de ensino, as diferentes formas, ações e meios, visam estabelecer condicionantes necessárias ao desenvolver habilidades práticas em artes visuais na qual esteja envolvido o público especifico desses alunos, os professores, bem como o ambiente escolar.

  1. Metodologia:

·        -Envolver o ensino de artes visuais e literatura trabalhando tais recursos pedagógicos como meio de atividades em que estes participem.
·        - Identificar os possíveis avanços no desenvolvimento dos alunos, comparando as especificidades dos mesmos.
·        - Descrever as técnicas de desenho e pintura, como criação e contação de histórias através de figuras desenvolvidas pelos alunos.
·        - Analisar as práticas desenvolvidas na pratica, analisando a capacidades dos alunos  envolvidos.




  1. Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados;
   Irei utilizar os seguintes materiais: Papel cartão, lápis, pincéis, tintas guache, borracha, papel a4 e massinha de modelar e livros de literatura brasileira, destacando contos regionais como boto cor-de-rosa, mapinguari, caboquinho da mata, dentre outros que fazem parte da nossa cultura.
A técnica a ser utilizada será o desenho e a pintura.
 Os alunos farão imagens do cotidiano, ou seja, se expressaram através de desenho e pintura.
 Dessa forma, estarei fazendo com que os alunos venham interagir, de forma objetiva na participação da produção em arte, desenvolvendo as habilidades e competências em que estão inseridos os mesmos.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário