domingo, 24 de junho de 2012

Meu Projeto

Ao analisar meu percurso das etapas da disciplina de projeto interdisciplinar 2, vi que a educação é a grande ação transformadora que nos faz caminhar afim de um mundo realmente melhor e que sua eficácia está na essência da transformação por dias melhores.
          Com o desenvolvimento do Projeto podemos perceber a grande dificuldade que nossas escolas têm em desenvolver um programa educacional voltado para um ensino de arte para alunos com necessidades auditivas. As escolas não dispõem de professores habilitados nessa área.
            Muitos professores pensam que arte é apenas desenho e não dá o devido valor às expressões artísticas, e em conseqüência disso às crianças não estão tendo um ensino aprendizagem correspondentes com disciplina de Arte.        
            A motivação para esse assunto provém de todo um contexto social e familiar no qual estou inserida, no caso, minha sogra e meu cunhado são pessoas com deficiências, também tenho uma amiga que luta com o seu filho a 18 anos, ele é uma pessoa com deficiência mental severa, por acompanhar a luta dessa e de diversas mães, busco no ensino de artes visuais uma maneira que possa contribuir de forma positiva no que tange essa especificidade.
Projeto arte e literatura tiveram como objetivo essencial destacar as dificuldades, conquistas e avanços nesse processo educacional de educação na referida escola, com o objetivo de intervir como ferramenta de dinamização entre alunos, professores, escolas, estudantes, como intensificar os possíveis benefícios de artes visuais nesse contexto especial de educação.
O objetivo Geral do trabalho visa identificar a importância interdisciplinar entre o ensino de artes visuais e literatura e as possíveis contribuições das técnicas de desenho e pintura, contação de história através de figuras, trabalhando dessa maneira na ação-prática dos mesmos, considerando suas necessidades de adaptação frente às atividades apresentadas.
Vale salientar que o meu projeto foi voltado aos alunos com deficiências auditivas do ensino fundamental da minha cidade, pois sabemos que é notório que trabalhar a disciplina de artes visuais na educação especial, é desenvolver medidas que vai além do simples fazer profissional, é contribuir no processo educacional em arte visuais, dinamizando problemáticas voltadas a esta especificidade educacional, obtendo estáticas e informações que objetivamente intervirão no ensino aprendizagem desses alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário