segunda-feira, 18 de junho de 2012


Execução do Projeto

Realizei no dia 06, de junho de 2012 o projeto “Artes Visuais e Literatura no Ensino Especial” na escola de ensino fundamental Guttemberg Modesto da Costa, na sala de recursos multifuncionais, onde o mesmo teve o objetivo de trabalhar e trazer informações do ensino de artes visuais inseridas na educação especial.
Iniciei o projeto com uma palestra falando sobre a importância das artes visuais na educação, destacando o desenho e a pintura, apresentei um portfólio com várias lendas e imagens, tendo em vista que escolhi trabalhar com alunos com necessidades Auditivas, havia uma professora traduzindo toda a conversa aos mesmos.
A prática deu-se da seguinte forma, após a palestra e a apresentação do portfólio, pedi que os alunos escolhessem um desenho para pintar, tendo em vista que eu levei os desenhos prontos, entreguei para cada um deles os seguintes materiais: lápis, tintas guache, pincel, um rolo de papel, um cartaz de papel madeira e cola. Eles pintaram e em seguida colaram seus trabalhos no papel madeira, pedi que eles escolhessem o lugar da exposição e eles imediatamente apontaram para o pátio da escola.
A direção da escola juntamente com os professores liberou os alunos para participar da exposição, uma sala de cada vez, durante a apresentação os alunos estiveram presentes e orgulhosamente apontavam para si e para os desenhos com a assinatura deles, e falavam através de gestos” foi eu que pintei” e isso me fez sentir-se realizada, pois dava para ver no rostinho de cada um deles uma imensa satisfação e alegria.

Em razão dos fatos mencionados, vale ressaltar que a experiência de trabalhar com alunos com necessidades auditivas foi de grande satisfação, analisei o quanto o ensino de artes visuais é presente na aprendizagem dos mesmos, o quanto a sala de recursos multifuncionais e o ensino de artes visuais trabalham coletivamente, trabalhando dessa maneira as várias técnicas e práticas artísticas visuais nos referidos alunos.




























exposição!



 Parabenizando os alunos em linguagens de sinais!



















Nenhum comentário:

Postar um comentário